23 pessoas vão tomar vacina contra covid-19 e saem imunizadas contra tétano

23 pessoas vão tomar vacina contra covid-19 e saem imunizadas contra tétano

13 de agosto de 2021 0 Por Redação

Das pessoas que compareceram na última quarta-feira, 11, à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Nova Aliança, em Sarandi, na região metropolitana de Maringá, para tomar vacina contra o coronavírus, 23 delas saíram de lá vacinadas contra tétano e sem proteção nenhuma contra a covid-19.

As pessoas que receberam a vacina errada foram imediatamente identificadas, avisadas e agora estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde do Paraná. Mas, não devem ter qualquer reação, primeiro porque vacina contra tétano geralmente é bem recebida pelo organismo, segundo porque a dose foi muito pequena e tratava-se de vacina destinada a crianças. Passados 14 dias, as pessoas devem retornar à UBS para, aí sim, receber a vacina contra a covid.

A Secretaria de Saúde de Sarandi fez a conferência, cruzou dados e concluiu que, além das 23 pessoas identificadas, não há risco de que outras pessoas também tenham recebido vacina errada.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, enfermeira Simone Raquel Klaus Moreira, o caso está em investigação e um dos objetivos é descobrir como ocorreu de vacinas contra tétano serem aplicadas como se fossem contra covid-19. A princípio, acredita-se que a pessoa encarregada de levar as doses para a sala de vacinação tenha se confundido porque os frascos são muito parecidos e estavam acondicionados na mesma câmara fria.

“O município de Sarandi possui uma equipe técnica capacitada e comprometida para dar segurança ao indivíduo no processo de imunização e se solidariza com os usuários envolvidos”, disse Klaus Moreira em nota encaminhada à Imprensa, em que também pede a compreensão da comunidade. Segundo ela, a equipe foi muito ética ao comunicar o erro imediatamente, tanto para garantir transparência a todo o processo quanto pela segurança das pessoas envolvidas no incidente.