Sargento autor de feminicídio tenta se matar ao ser encontrado pela polícia
10 de janeiro de 2024O sargento aposentado Haroldo Augusto Cruz, que na madrugada do dia 2 matou sua ex-mulher, Viviane Aparecida de Castro Furlan, a facadas, em Marialva, foi encontrado pela polícia na noite desta terça-feira, 9, em Formosa do Oeste, mas na hora da prisão ele apanhou uma faca e esfaqueou a si próprio.
Socorrido pelo Samu, Cruz encontra-se internado em estado grave no Hospital Universitário de Cascavel.
O sargento Cruz estava foragido desde a noite em que matou viviane a facadas por não aceitar o fim do relacionamento de 15 anos, iniciado quando os dois moravam em Cruzeiro do Oeste. Desde então, a investigação policial ocorreu em várias cidades em que o militar tinha contatos, culminando por encontrá-lo em Formosa do Oeste.
Cruz é o autor do primeiro feminicídio do ano no Paraná, na madrugada do dia 2, no Jardim Tropical, em Marialva. Acusado de fazer ameaças à ex-mulher, a ponto de ela ter uma medida protetiva contra ele, o sargento esperou Viviane, de 38 anos, voltar de Porto Rico, onde passou o Ano Novo, e foi à casa dela levando uma faca no bolso, o que para a polícia é uma prova de que o crime foi premeditado.
Ao invadir a casa durante a madrugada, Cruz encontrou Viviane dormindo com a filha do casal, uma menina de 12 anos. A menina ainda teria tentado impedir o pai de matar sua mãe, mas, segundo ela disse à polícia, o policial tentou também contra a filha.
A ex-policial esfaqueou cinco vezes a mulher com quem viveu 15 anos e com quem teve uma filha. Em seguida, fugiu em um Fiat Uno, enquanto a menina tentava socorrer a mãe e pedir ajuda.
O delegado da Polícia Civil em Marialva, Aldair Silva Oliveira, acompanha o caso e informou que, caso o sargento Haroldo Cruz sobreviva à tentativa de suicídio, assim que deixar o hospital ele será recambiado para Marialva.