Sarandi tem ecoponto, mas povo joga lixo nos rios, ruas e estradas
11 de junho de 2022 0 Por RedaçãoOs servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sarandi realizaram na manhã deste sábado, 11, a limpeza das margens e do leito do Córrego Pinguim, na altura da ponte da entrada do Parque São Pedro até a ponte da entrada do Jardim Novo Bertioga. O Pinguim é o mais importante manancial de Sarandi e faz a divisa com o município de Maringá, desde o Guaiapó até o Vale Azul.
Foram removidos restos de madeira, plástico, sacolas plásticas, pneus, roupas, sapatos, vidros, garrafas pet, garrafas de vidro e outros materiais.
Tudo o que foi encontrado no córrego é fruto de descarte incorreto, de pessoas que utilizam fundos de vale como lixão a céu aberto.
A Secretaria de Meio Ambiente deu a destinação correta a todo material recolhido. Os pneus, por exemplo, foram destinados à reciclagem.
Por meio de divulgação pela Assessoria de Imprensa da prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente informa esperar que ações deste tipo sirvam para conscientizar a população a evitar jogar lixo em locais inadequados.
Ecoponto é gratuito, mas pessoas fazem descarte irregular e são multadas
O constante trabalho realizado pela Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente de Sarandi no combate ao descarte irregular de entulhos e outros resíduos sólidos não tem sido suficiente para conscientizar a todos da importância de dar a destinação correta ao lixo.
Margens de ruas e de estradas, terrenos baldios e até em plena área urbana pessoas jogam restos de materiais de construção, móveis velhos e eletrônicos inservíveis.
Nesta semana, quando servidores do Meio Ambiente realizavam um serviço de limpeza das margens do córrego Guaiapó, eles receberam a informação de que alguém estava realizando descarte irregular em uma rua do Jardim Leblon, nas proximidades do rio.
O próprio secretário Flávio Silva acompanhou a equipe de Fiscalização que flagrou um homem com uma carretinha puxada por um carro despejando lixo na margem da rua.
O homem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, multado em R$ 6,7 mil e ainda teve o carro e a carretinha apreendidos. Mas, os problemas dele não acabam por aí: pelo descarte irregular em local não autorizado, ele ainda poderá responder pela prática de crime ambiental.
A prefeitura de Sarandi, por meio de sua Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente, informa que qualquer pessoa pode fazer descarte gratuitamente de móveis velhos, madeira, colchões, eletrônicos, metal, plástico e outros objetos. Para isto, basta se dirigir ao Ecoponto da Secretaria de Meio Ambiente, na Rua José Galindo Garcia, 805-B, no Jardim Verão.