Educação de Sarandi compra vagas em creches particulares para reduzir fila de espera

Educação de Sarandi compra vagas em creches particulares para reduzir fila de espera

8 de agosto de 2022 0 Por Luiz de Carvalho

A Secretaria de Educação de Sarandi está comprando 1.114 vagas em estabelecimentos particulares para atender alunos do Infantil 1, 2 e 3 para crianças de até 3 anos de idade. A princípio o atendimento acontecerá em período parcial, de segunda a sexta-feira.

O chamamento feito pela prefeitura foi para a compra de 2 mil vagas, porém, as creches particulares existentes na cidade só conseguiram oferecer 1.114.

Além da compra, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, vem conseguindo aumentar o número de crianças nos CMEIs do município e um novo CMEI foi construído nas proximidades do CAIC.

Isto está acontecendo diante do crescimento da fila de espera por vagas nos centros de educação infantil do município, os CMEIs. Pelo menos 1,9 mil crianças de Sarandi, com idade entre 0 e 3 anos, não conseguiram vagas nos CMEIs e seus pais não podem pagar para que fiquem em creches particulares. Esta fila de espera, que cresce a cada dia, obrigou a prefeitura a comprar vagas em creches particulares.

Após o processo de credenciamento e vistorias realizadas por uma comissão, foram credenciadas seis instituições que estão recebendo as famílias de crianças encaminhadas de acordo com a lista de espera.

De acordo com o edital aberto pela prefeitura para a compra das primeiras vagas em creches particulares, o município vai pagar R$ 800 por mês por cada criança. Este valor inclui, além da permanência da criança, alimentação, uniforme e material didático.

“Adotamos esta estratégia para ampliar a capacidade e matrícula das crianças que aguardam vagas em creches”, disse o prefeito Walter Volpato (PSC). Já o secretário de Educação, Antônio Del Nero, acrescenta que “essa é uma medida paliativa, que visa a redução na lista de espera, com caráter suplementar às medidas que o poder público vem implementado para a ampliação da oferta de vagas para a Educação infantil”.

As crianças da fila de espera serão atendidas da seguinte forma: 

  • Centro de Educação Infantil Ágape: 160 vagas
  • Centro de Educação Infantil Mamaaim: 120 vagas
  • Centro de Educação Infantil Carlos Drummond: 372 vagas
  • Centro de educação Infantil Espaço Multi: 140 vagas
  • Centro de Educação Infantil Castelinho: 256 vagas
  • Centro de Educação Infantil Cantinho dos Baixinhos: 66 vagas