Polícia Federal cumpre mandados no Paraná contra financiadores de atos golpistas

Polícia Federal cumpre mandados no Paraná contra financiadores de atos golpistas

29 de fevereiro de 2024 0 Por Redação

Empresários do Paraná que ajudaram a financiar os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando foram destruídas as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, podem receber nesta quinta-feira, 29, a visita de policiais federais.

A Polícia Federal cumpre mandados na 25ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos do 8 de janeiro. Sabe-se que entre os mandados, três são de prisão preventiva, mas os que estão sendo cumpridos no Paraná são de uso de tornozeleira e de busca e apreensão.

Ao todo, estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais, sendo 24 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Ações ocorrem desde a madrugada, além do Paraná, no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal.

Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que a quantia dos danos causados ao patrimônio público possa chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, destacou nota da PF.

“As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas”, concluiu a PF.

Medidas judiciais

  • 24 mandados de busca e apreensão (8 – TO), (6 – SP), (2 – MS), (3 – PR), (1 – RS), (1 – MG), (1 – ES), (2 – DF)
  • 3 mandados de prisão preventiva (1 – SP), (2 – DF)
  • 7 monitoramentos com tornozeleira eletrônica (1 – MS), (3 – PR), (1 – RS), (1 – SP), 1 – MG)

Veja também