Polícia faz operação contra o tráfico de animais silvestres

Polícia faz operação contra o tráfico de animais silvestres

26 de fevereiro de 2024 0 Por Redação

Uma operação iniciada nas primeiras horas desta segunda-feira, 26, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) está cumprindo 24 ordens judiciais contra uma organização criminosa ligada ao tráfico de animais silvestres e exóticos. São 11 mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão.

A operação conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Científica, Instituto Água e Terra (IAT), Prefeitura de Curitiba e Criadouro Onça Pintada e acontece simultaneamente nas cidades de Curitiba, Araucária, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Matinhos, Colombo, Campina Grande do Sul, no Paraná e em Joinville, em Santa Catarina.

As investigações iniciaram em junho de 2023 para apurar o tráfico desses animais em todo o território nacional e apontaram que os criminosos chefiavam 27 grupos de aplicativos de mensagens destinados exclusivamente a esse comércio ilegal, além de integrarem dezenas de outros grupos que continham mais de 20 mil membros, com conexões internacionais no Paraguai e Venezuela. Também eram usadas as redes sociais. As envios eram feitos pelos Correios e aplicativos de entregas.

O recebimento dos valores da atividade criminosa era por meio contas bancárias de laranjas, inclusive de pessoas que já morreram. Dentre os crimes investigados estão tráfico de animais, falsificação de documento público, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Tráfico de animais silvestres
Foto: Ibama

De acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), o comércio ilegal pode atingir mais de 38 milhões de animais todos os anos. Mas as dimensões exatas do crime são difíceis de serem estimadas porque falta no país uma maior estrutura de investigação e combate, afirma uma das autoras do relatório da organização Traffic, que mapeia o tráfico de animais no Brasil.

Veja também