Paraná Clube vence o Rio Branco nos pênaltis e é o campeão da Segunda Divisão
27 de julho de 2024Ao derrotar o Rio Branco de Paranaguá nos pênaltis, na tarde deste sábado, 27, no Gigante do Itiberê (Fernando Charbub Farah), em Paranaguá, o Paraná Clube conquistou o título de campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense 2024. No tempo normal de jogo, o time da Capital perdeu para o Rio Branco por 2 a 1, mas como tinha vencido o primeiro jogo das finais na semana passada na Vila Capanema, por 1 a 0, a decisão foi para os pênaltis e o Paraná venceu por 5 a 4.
Pelo regulamento da competição, os dois melhores classificados na Segundona sobem para a Primeira Divisão na temporada seguinte, o que significa que Paranaguá volta a ter representante na elite e a Capital terá três times na Primeirona
A conquista do título foi sofrida. Tendo vencido o jogo da ida contra o Rio Branco de Paranaguá na semana passada por 1 a 0, na Vila Capanema, a equipe da Capital precisava apenas empatar neste sábado no Gigante do Ibiberê. Mas, o Rio Branco foi para cima, pressiou e venceu o jogo por 2 a 1.
Com este resultado, o título da Segundona teria que ser decidido nas penalidades máximas e o Paraná Clube levou vantagem ao vencer por 5 a 4, sagrando-se campeão.
Nas cobranças, converteram para o Rio Branco: Vandinho, Gabriel Vidal, Neto e Brinquedo. E Carré desperdiçou (chutou para fora).
Para o Paraná Clube, acertaram as penalidades: Félix Jorge, Lucas Vieira, Guilherme Borges, Fábio Magrão e Robinho.
Títulos
Para se tornar campeão da Segunda Divisão do Paranaense, o Paraná Clube fechou a competição com sete vitórias, quatro empates e duas derrotas. O Tricolor teve a defesa menos vazada, enquanto o Rio Branco teve o melhor ataque. O time de Paranaguá fechou a Divisão de Acesso com oito vitórias, quatro empates e uma derrota. Os times voltam a campo para a primeira divisão do Campeonato Paranaense de 2025, que já tem os 12 times definidos.
O Paraná soma nove títulos estaduais na sua história. Fundado em 1989, conquistou sete vezes a primeira divisão (1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997 e 2006) e duas vezes a segunda divisão (em 2024).
O Rio Branco tem um título estadual: a segunda divisão de 1995.
Ficha técnica
PARANAENSE 2ª DIVISÃO
Final – Jogo de volta
RIO BRANCO (4) 1×0 (5) PARANÁ CLUBE
Rio Branco
Filipe; Guilherme Radeche, Neto, Vidal e Biro; Ferreira (Carré), Elvis (Gabriel Mello) e Valdívia (Vandinho); Saci (Brinquedo), Caio Vieira (Adiel) e Bryam.
Técnico: Fahel Júnior
Paraná Clube
Sidão; Kauan, Igor Bosel e Felix Jorge; Lucas Schmidt, Guilherme Borges, Hiago e Ítalo; Alex Nemetz (Robinho), Cristiano (Vieira) e Liliu (Lucas Batatinha).
Técnico: Tcheco
Local: Fernando Charbub Farah (Paranaguá)
Árbitro: André Ricardo Martins
Assistentes: Leandro Polli Glugoski e Andrey Luiz de Freitas
Gols: Valdívia 12 do 1º; Ítalo 32 e Adiel 42 do 2º
Cartões amarelos: Ferreira, Neto (RB); Lucas Schmidt, Igor Bosel, Cristiano (PR)
Renda: R$ 349.600,00
Público pagante: 9.034
Público total: 9.671
Veja também