História de Sarandi mostra que comunidade tem quase 100 anos
14 de outubro de 2021 0 Por RedaçãoEmbora Sarandi esteja completando 40 anos, essa idade se refere somente ao tempo de fundação do município, que corresponde a cerca de metade do tempo de existência da comunidade. A história de Sarandi, com base em documentos e depoimentos relacionados à posse de terras evidenciam a presença de famílias onde hoje é o município desde a década de 1930, há mais de 90 anos.
A colonização de Sarandi se deu na mesma época em que foram colonizados os demais municípios da região, como Maringá, Marialva, Mandaguaçu, Astorga. Em 1947, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná deu início à venda de lotes urbanos – mesmo ano em que foi vendido o Maringá Novo.
As primeiras famílias desbravaram a terra, abriram clareiras e formaram as primeiras lavouras de café. Muitos destes pioneiros, anos depois, foram os primeiros moradores também na área urbana, contribuindo para o desenvolvimento da localidade. Eram, em sua maioria, imigrantes vindos do Estado de São Paulo e da região Nordeste brasileira, sonhando com as riquezas do Norte do Paraná. Eles adquiriram suas terras, abrindo a mata e formando grandes lotes rurais. Assim começava o plantio de café.
Geadas de 1975 provocam explosão demográfica
Na área urbana, em 1974, as loteadoras iniciaram a venda de terrenos, porém, a explosão imobiliária ocorreu em 1976. Um fato ocorrido em 1975 mudou a história de Sarandi, assim como mudou a história de todas as cidades do Paraná e do próprio Estado.
Na ocasião, um grande número de famílias deixou o campo por força da geada que dizimou os cafezais.
O sucesso na venda de terrenos urbanos viabilizou à abertura de novos loteamentos. O acentuado crescimento econômico, a expansão da área urbana e o aumento na arrecadação de impostos impulsionam a eclosão de um movimento popular pedindo a emancipação política da localidade, que na época pertencia a Marialva. Um plebiscito popular em 1981 aprovou a criação do Município de Sarandi, de acordo com a Lei 7052/1982.
Indústria e comércio são bases da economia
A economia é impulsionada pela construção civil e pelo comércio. Dezenas de loteamentos, condomínios e apartamentos tem expandido os limites geográficos da cidade.
Encontram-se instaladas em Sarandi, dezenas de indústrias de pequeno, médio e grande portes, que geram empregos para toda a região. Se destacam, entre elas, a Noma do Brasil, uma das maiores empresas do ramo de carrocerias da América Latina, e a CPA Trading, empresa de armazenamento de Etanol. O comércio de Sarandi, embora desfavorecido pela proximidade com a cidade polo Maringá, é forte e está em constante crescimento.
Formação Administrativa de Sarandi
Em divisão territorial datada de 01-07-1955 o distrito de Sarandi figura no município de Marialva. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-01-1979.
Elevado à categoria de município com a denominação de Sarandi pela Lei Estadual n.º 7.502, de 14-10-1981, sendo desmembrado do município de Marialva. Sede no antigo distrito de Sarandi. Constituído do distrito de sede. Instalado em 01-02-1983.