O tradicional Festival de Folias de Santos Reis de Sarandi, o maior e mais importante evento folclórico da região, não acontecerá neste domingo, 30, conforme estava programado desde o ano passado. O evento deixa de acontecer pelo segundo ano seguido devido às restrições para evitar a proliferação do coronavírus.
O festival deveria acontecer no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, no Centro de Sarandi, e reuniria 12 companhias de reisado de diferentes cidades paranaenses
Ao decidir pelo cancelamento, o prefeito Walter Volpato (PSC) lamentou que tenha que ser assim, pois, segundo ele, “o festival é uma importante contribuição que Sarandi dá à cultura e à preservação de uma das mais importantes manifestações do povo brasileiro”.
O festival é uma importante contribuição de Sarandi para a preservação da tradição Foto: PMS
A decisão do prefeito foi tomada junto com o vice-prefeito Wlademir Garbúggio (Republicanos) e o secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Cláudio de Souza. Segundo eles, assim que houver condições seguras para a realização de eventos, a prefeitura vai refazer o convite às companhias de reis de todo o Paraná e realizar o festival de Sarandi.
Em edições anteriores, o festival traz a Sarandi cerca de 15 folias, cada uma com características próprias e muita história, mostrando que esta é uma tradição que ainda vai durar muitos anos.