Doodle do Google lembra os 90 anos de Quino, criador de Mafalda
17 de julho de 2022 0 Por RedaçãoEste domingo, 17 de julho, é dia de homenagear o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, que estaria completando 90 anos hoje. O Google homenageia Quino com um doodle em sua página de buscas neste domingo. Quino é um dos mais importantes cartunistas do mundo nas últimas décadas, influenciou uma grande leva de cartunistas mais jovens nas últimas décadas e é criador de uma personagem que há 60 anos faz história na imprensa, a menina Mafalda, uma criança de 6 anos que adora os Beatles e faz críticas à forma como os adultos conduzem o mundo.
Argentino nascido em Mendoza, Quino morreu em 2020 após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na época ele foi homenageado em praticamente todo o mundo por outros cartunistas que são seus admiradores. Muitos deles confessaram terem sido influenciados por Quino.
O desenho foi a forma encontrada para que Quino começasse a se expressar ainda criança. Aos 13 anos, logo após a escola primária, foi matriculado na Escola de Belas Artes de Mendoza. Em seguida, entrou na Faculdade de Belas Artes. No entanto, não concluiu o curso para se dedicar aos quadrinhos e ao humor gráfico em 1949.
Em 1976, o cartunista exilou-se em Milão, na Itália, para escapar da ditadura militar argentina. Com isso, seu trabalho começou a conquistar o mundo. Em 1982, o argentino foi eleito o “Desenhista do Ano” por cartunistas do mundo inteiro. Nesse mesmo ano, foram publicados no Brasil os três primeiros livros da Mafalda.
Reconhecido como um dos maiores cartunistas do mundo, Quino recebeu vários prêmios internacionais. Entre eles, o Prêmio Cartunista do Ano no Salão Internacional de Montreal (1982), dois Prêmios Konex Platinum de Artes Visuais-Humor Gráfico (1982 e 1992), o Prêmio Quevedos Latino-Americano de Humor Gráfico (2000), Prêmio Romics Oro (Roma, 2011) e o Prêmio das Astúrias de Comunicação e Humanidades, na Espanha, em 2014.