Câmara fria fica aberta no fim de semana e vacinas perdem temperatura

Câmara fria fica aberta no fim de semana e vacinas perdem temperatura

28 de junho de 2021 0 Por Redação

Um total de 1.647 doses de vacinas que estavam armazenadas em uma câmara fria da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio de Janeiro, em Sarandi, foram colocadas em quarentena e deverão passar por uma perícia que vai avaliar se elas perderam ou não a capacidade de imunizar pessoas contra doenças.

As doses foram encaminhadas para a 15ª Regional de Saúde, que deverá encaminhá-las para o laboratório da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba, para os testes.

Isto porque a câmara fria em que estavam acondicionadas foi encontrada na manhã desta segunda-feira com a porta aberta. Ninguém na UBS soube explicar o incidente, mas é possível que a porta tenha permanecido aberta desde o fim do expediente da última sexta-feira.

As doses são de vacinas contra diferentes tipos de doenças: contra o coronavírus são 420 da Astrazeneca e 190 da CoronaVac. Mais 440 doses de vacinas contra a gripe e 597 outras doses de vacinas de rotinas.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Sarandi, enfermeira Simone Raquel Klaus Moreira, foi aberto um protocolo para apurar o que aconteceu e a condição de uso das vacinas. Foi feito inclusive um boletim de ocorrência.

Apesar do incidente, a UBS Rio de Janeiro está funcionando normalmente, inclusive na imunização contra a covid-19. Apenas as vacinas que estavam na câmara fria encontrada aberta foram isoladas e encaminhadas para perícia. As demais vacinas estocadas em outras câmaras frias estão sendo usadas normalmente.