Um total de 1.647 doses de vacinas que estavam armazenadas em uma câmara fria da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio de Janeiro, em Sarandi, foram colocadas em quarentena e deverão passar por uma perícia que vai avaliar se elas perderam ou não a capacidade de imunizar pessoas contra doenças.
As doses foram encaminhadas para a 15ª Regional de Saúde, que deverá encaminhá-las para o laboratório da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba, para os testes.
Isto porque a câmara fria em que estavam acondicionadas foi encontrada na manhã desta segunda-feira com a porta aberta. Ninguém na UBS soube explicar o incidente, mas é possível que a porta tenha permanecido aberta desde o fim do expediente da última sexta-feira.
As doses são de vacinas contra diferentes tipos de doenças: contra o coronavírus são 420 da Astrazeneca e 190 da CoronaVac. Mais 440 doses de vacinas contra a gripe e 597 outras doses de vacinas de rotinas.
Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Sarandi, enfermeira Simone Raquel Klaus Moreira, foi aberto um protocolo para apurar o que aconteceu e a condição de uso das vacinas. Foi feito inclusive um boletim de ocorrência.
Apesar do incidente, a UBS Rio de Janeiro está funcionando normalmente, inclusive na imunização contra a covid-19. Apenas as vacinas que estavam na câmara fria encontrada aberta foram isoladas e encaminhadas para perícia. As demais vacinas estocadas em outras câmaras frias estão sendo usadas normalmente.