Nome da mais bela avenida de Sarandi será homenagem a dom Jaime Luiz Coelho
25 de setembro de 2023A Avenida Nova São Paulo, a única de Sarandi com pistas duplas e que no futuro deverá ser uma das mais importantes da cidade, vai ter o nome mudado para que o município possa fazer homenagem a dom Jaime Luiz Coelho, o primeiro bispo da Diocese de Maringá, falecido há 10 anos.
O spoiler foi do prefeito Walter Volpato (PSC), quando, junto com o vice-prefeito Wlademir Garbúggio, recebeu o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), e outras autoridades para uma visita às obras da ponte sobre o Ribeirão Pinguim, que liga a zona sul de Sarandi a Maringá.
A nova ponte, com pistas duplas, está sendo construída com recursos do governo do Estado e contrapartida das prefeituras de Maringá e Sarandi, um investimento de R$ 4,4 milhões. A obra deve ser concluíd até abril.
Segundo Volpato, a futura Avenida Dom Jaime Luiz Coelho, que por enquanto está em uma área praticamente desocupada, dará acesso ao futuro Centro Cívico de Sarandi, ao futuro Batalhão Metropolitano da Polícia Militar e a Subdivisão da Polícia Civil, que também será construída.
A história de Sarandi tem muito a ver com o bispo dom Jaime. A cidade nasceu praticamente em torno de uma igrejinha, onde hoje é a Paróquia Nossa Senhora das Graças, no marco zero da cidade. Na época, o bispo era dom Jaime, que sempre foi muito próximo aos pioneiros sarandienses.
Embora Maringá, sede da Arquidiocese, ainda não tenha nenhum próprio em homenagem a dom Jaime, cidades da região, que fazem parte da Arquidiocese têm iniciativas neste sentido. Além de Sarandi, em São Jorge do Ivaí há um bairro em formação cujo nome é homenagem a dom Jaime Luiz Coelho.
.
Veja também
Empresária de Sarandi vence o 2º Prêmio Mulher Empreendedora, da Cacinor