Jaime Lerner, antes de tudo um apaixonado por melhorar o ambiente
27 de maio de 2021 0 Por RedaçãoO arquiteto Jaime Lerner, que foi governador do Estado do Paraná em dois mandatos eorefeito de Curitiba três vezes, morreu na manhã desta quinta-feira no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, por complicações renais. Ele tinha 83 anos e estava internado desde domingo (23), aos cuidados de médicos nefrologistas.
Lerner teve covid-19 em março, mas os sintomas foram leves, e já tinha tomado as duas doses da vacina contra o coronavírus. Desde o final de 2020 ele teve outros problemas de saúde, principalmente depois de uma cirurgia para retirada do apêndice no final do ano.
Jaime Lerner é considerado um dos políticos mais influentes da história política do Paraná e deixou vários seguidores, como o ex-prefeito de Curitiba Cássio Taniguchi. Em Maringá, um dos políticos mais próximos de Lerner foi o vereador Mario Hossokawa, que trabalhou em seu primeiro mandato no governo do Paraná e participou de suas campanhas eleitorais.
Melhorando o ambiente
Jaime Lerner era um apaixonado por arquitetura e urbanismo, sua formação profissional, gostava de melhorar ambientes amplos e fez isto em cidades ao redor do planeta
Para Maringá o arquiteto Lerner desenvolveu importantes projetos, que por algum motivo não foram executados, como uma arquibancada coberta para o Estádio Willie Davids, a Vila Olímpica e um projeto para o campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
As gestões de Lerner na Capital paranaense foram marcadas também pela visão do arquiteto, do urbanista, com uma redefinição da paisagem urbana e uma transformação da cidade em bom exemplo para o mundo. Inaugurou parques, calçou o trecho central da Rua XV e implementou o sistema de transporte por BRT numa época em que BRT ainda era novidade no Brasil e na maioria dos países.
Como governador do Paraná, Jaime Lerner teve papel fundamental na industrialização, com a atração de multinacionais automobilísticas, e na melhoria da infraestrutura do Paraná, com a concessão das rodovias.
Volta o arquiteto
Ao final do segundo mandato como governador do Paraná, em 2002, Jaime Lerner deixou de disputar eleições e passou a não influir mais na política.
Passou a dedicar-se exclusivamente à arquitetura, sua paixão, e foi premiado diversas vezes ao redor do mundo.
O urbanista seguiu trabalhando até o fim da vida, com interrupções apenas para tratamentos de saúde — Lerner chegou a contrair Covid em março deste ano e, no fim de 2020, fez uma cirurgia de apêndice.