Brasil busca, neste sábado, o oitavo título da Copa América Feminina

Brasil busca, neste sábado, o oitavo título da Copa América Feminina

30 de julho de 2022 0 Por Luiz de Carvalho

Favorita e hegemônica, a Seleção Brasileira da técnica Pia entra em campo na noite deste sábado, 30, para buscar seu oitavo título de campeã da Copa América Feminina, no estádio Alfonso López, em Bucaramanga, Colômbia, enfrentando as donas da casa. A expectativa é de casa cheia, com os 22 mil ingressos colocados à venda esgotados desde ontem. As brasileiras venceram sete das oito edições da Copa América disputadas até agora.


As brasileiras são as maiores vencedoras da Copa América, com sete títulos em oito edições, deixando a taça escapar somente em 2006. As colombianas foram vice-campeãs em 2010 e 2014, em disputas onde não houve decisão e sim um quadrangular final, onde o ganhador foi conhecido em pontos corridos.


As equipes chegam à final com campanhas parecidas. Ambas ganharam os cinco jogos disputados, com leve superioridade brasileira nas estatísticas. As comandadas de Pia Sundhage marcaram 19 gols e não sofreram nenhum, enquanto as colombianas balançaram as redes 14 vezes e foram vazadas outras três. A classificação à decisão garantiu as duas seleções na Copa do Mundo do ano que vem, em Austrália e Nova Zelândia, e na Olimpíada de Paris (França).


Pia não tem desfalques para o confronto. A volante Duda Santos, ausente do banco de reservas na vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai, na semifinal, devido a um problema intestinal, está novamente à disposição, assim como a atacante Gio Queiroz, recentemente convocada para o Mundial sub-20 deste ano, recuperado de uma pancada na panturrilha.


Se mantiver a base que tem atuado na competição, a técnica sueca escalará o Brasil com: Lorena; Antônia, Tainara, Rafaelle e Tamires; Angelina, Ary Borges, Adriana e Kerolin; Debinha e Bia Zaneratto. 



Colômbia quer título inédito

Copa América

A Colômbia, sob a direção de Nelson Abadía, se classificou para a Copa do Mundo Feminina de 2023 e para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 Foto: Divulgação


As comandadas da técnica Pia estão conscientes de que a Colômbia não é finalista por acaso e sim por ter feito uma ótima campanha na competição sul-americana. Elas jogam em casa e com o apoio de uma torcida apaixonada. Em busca de um título inédito, a Colômbia também terá força máxima. A equipe dirigida por Nelson Abadía possui oito atletas que jogam no futebol espanhol, entre elas a goleira Catalina Pérez (Real Betis), a lateral Manuela Vanegas (Real Sociedad) e a meia Leicy Santos (Atlético de Madri). Duas defendem clubes brasileiros: a zagueira Mónica Ramos (Grêmio) e a meia Liana Salazar (Corinthians). As duas protagonistas, porém, atuam na liga local: as atacantes Catalina Usme (América de Cali) e Linda Caicedo (Deportivo Cali). Esta última, de 17 anos, é considerada a revelação da Copa América e está na mira do Barcelona (Espanha).


A provável escalação colombiana neste sábado terá: Catalina Pérez; Jorelyn Carabalí; Daniela Arias, Mónica Ramos e Manuela Vanegas; Lorena Bedoya, Daniela Montoya e Leicy Santos; Linda Caicedo, Catalina Usme e Mayra Ramírez.