De acordo com o ranking do Mapa das Empresas do Ministério da Economia, o município de Sarandi ficou em 5º lugar como a cidade mais rápida na Abertura de Empresas em todo o Brasil, levando em média 56 minutos para avaliar se o estabelecimento requerente pode se estabelecer no endereço indicado. O Paraná é o segundo Estado no ranking, e nos quatro primeiros meses de 2022, a abertura de um CNPJ levou em torno de 18 horas.
Além de Sarandi, Foz do Iguaçu, Curitiba e Pinhais também se destacaram no topo do ranking entre os municípios brasileiros. O levantamento do Ministério da Economia calcula o tempo da análise de viabilidade (quando o município e a Junta Comercial confirmam a possibilidade de a empresa se estabelecer no endereço indicado e usar o nome empresarial escolhido) e da etapa do registro (fase em que a Junta Comercial fornece o contrato social e o CNPJ gerado pela Receita Federal).
O prefeito Walter Volpato (PSC) ressalta que “essa conquista é resultado de um acúmulo de ações que estamos tomando em nossa cidade e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para cada vez mais, melhor atender nossa população”.
Com a facilidade e agilidade superando a burocracia, as pessoas se sentem estimuladas a empreender e assim aumenta a abertura de empresas em Sarandi.