Tenório fala de Sarandi em “Pantanal” como região de conflitos de terra violentos

Tenório fala de Sarandi em “Pantanal” como região de conflitos de terra violentos

3 de maio de 2022 0 Por Luiz de Carvalho

O local onde hoje é o município de Sarandi foi cenário nos primeiros capítulos da novela “Pantanal”, da Rede Globo, como local de onde alguns personagens partiram para o pantanal sul-matogrossense após viverem um sangrento conflito por causa de terra. Logo nos primeiros capítulos do remake de uma das novelas mais importantes da história da televisão brasileira, os principais momentos foi o conflito agrário que, na história, aconteceu eu Sarandi e há indícios de que esse fato em terras paranaenses será o fio condutor da principal trama da novela de Benedito Ruy Barbosa, agora reescrita por seu neto, o escritor Bruno Luperi.

Agora Sarandi voltou a entrar nos diálogos da novela, só que desta vez são citadas outras cidades da região durante um diálogo entre os personagens Tenório e Guta, pai e filha, vividos pelos atores Murilo Benício e Julia Dalavia.

A patricinha do sertão quis dar lição de moral ao pai, afirmando saber das origens pouco louváveis da fortuna do suposto corretor de terras e foi colocada no seu devido lugar como menina mimada que nada sabe da vida.

Guta descobre que o pai é bandido, assassino e mais adiante saberá também de sua ligação com o assassinato do filho de Maria Marruá quando eles moravam em Sarandi e sobreviviam como trabalhadores rurais.

Mas, quando joga isso na cara do pai, ouve que ela nada entende da vida. 

“Que não bastasse ser filha de um machista adúltero, acabei de descobrir também que sou filha de um bandido”, diz a revoltada garota.

“Eu era tão ignorante quanto eles. E ninguém me ajudou quando precisei. Nem Deus, nem o diabo escutaram minhas preces”. Mais adiante diz que não tem vergonha do dinheiro que juntou, não, “porque não inventei as regras do jogo, só aprendi a jogar”.

Ele conta que rodou todo o norte do Paraná e faz alusão à terra roxa que deu aos primeiros moradores o apelido de pés vermelhos. 

“Você tem alguma ideia de onde fica Maringá? Marialva? Mandaguari? Sarandi? Astorga? Apucarana, Arapongas?

Ao citar Arapongas ele fala de um acidente com um caminhão de boias-frias em um dia de chuva numa estrada lamacenta em que o veículo saiu da estrada, tambou e matou pessoas, entre elas seu pai e sua mãe.

Esse tipo de acidente foi comum nas estradas escorreguentas da terra roxa nos dias chuvosos.

No dia do acidente Tenório, na época um menino duns 13 anos, decidiu que não mais seria boia-fria, não mais ganharia a vida no cabo do guatambu.

Veja o diálogo de Tenório e Guta em que é citado Sarandi e outras cidades