Guarda Municipal de Sarandi recebe novas armas não letais
17 de dezembro de 2021 0 Por RedaçãoA Guarda Municipal de Sarandi, que foi a primeira Guarda Municipal da região a contar com armamentos não letais e, na sequência, armas letais, recebeu em dezembro novas armas de eletrochoque, além de outros equipamentos não letais. A entrega do material foi prestigiada por representantes de todos os setores da coletividade sarandiense.
Foi dada preferência a pistolas da marca Spark, a mesma marca da primeira compra feita pela prefeitura para a Guarda Municipal há seis anos. Trata-se de tecnologia totalmente nacional, que, segundo técnicos da área de segurança, são superiores à Taser, a pistola de choque mais conhecida e vendida no mundo há quase 100 anos.
Uma arma de eletrochoque é um dispositivo não letal capaz de emitir uma descarga elétrica de alta tensão e baixa corrente com o objetivo de provocar dor e afastar um agressor.
A pistola Spark, apresentada no evento, é uma arma da categoria elétrica incapacitante, cuja ação dura apenas cinco segundos. Passado esse tempo, ela é automaticamente travada.
Dentro das armas entregues, estão:
• Dispositivos Elétricos Incapacitantes SPARK Z2.0;
• Pimenta Spray 108/E de (Oleorresina Capsicum);
• Munições não letais de CAL 12 – AM-403/A, GL-101, AM-403/P E GL-103
• Granada Lacrimogênea, Grande de Luz e SOM, Granada Fumigena Cinza, Lançador de Munições e suas munições.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública apresentou as armas não letais e a entrega dos certificados para 50 guardas municipais que concluíram o curso de habilitação para uso de Tecnologia Não Letal.
Em sua fala, o secretário da Semutrans, David Cruz, ressaltou que “a ideia da nossa gestão é dar condições dos guardas municipais trabalharem com o uso progressivo da força, encontrando a melhor solução possível para as situações do dia a dia”.
O superintendente Fernando Ribeiro destacou que “graças à gestão, conseguimos adquirir estes equipamentos não letais de última geração e o treinamento para a utilização de todo este material”. Finalizando, o prefeito de Sarandi Walter Volpato (PSC), frisou que “esses armamentos não letais são muito importantes para a segurança dos guardas municipais e para toda a comunidade”.
Mais notícias de Sarandi