Sarandi agora terá Justiça nos Bairros todos os meses
15 de agosto de 2021 0 Por RedaçãoEmbora aconteça em Sarandi, o Justiça nos Bairros atende moradores de vários municípios da região, principalmente o casamento coletivo, que chega a legalizar a união de até 400 casais em uma mesma edição
Luiz de Carvalho
A Secretaria de Assistência Social de Sarandi transforma o tradicional Programa Justiça nos Bairros, que até agora acontece anualmente, em edições mensais. O programa, criado pelo Tribunal de Justiça do Paraná há quase 20 anos, facilita e multiplica o acesso da população aos serviços do Poder Judiciário, com prestação jurisdicional de forma efetiva à população economicamente carente.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Lucia Volpato, além de o número de pessoas que buscam assistência jurisdicional aumentar muito com o crescimento populacional de Sarandi, criando-se edições mensais reduz a possibilidade de aglomeração de pessoas em um mesmo dia, o que é importante neste período em que ainda é grande o risco de contaminação de pessoas pela covid-19.
Casamento coletivo continua anual
O Justiça nos Bairros acontece em Sarandi há 10 anos e chega a atender até 10 mil pessoas em uma mesma edição. Além dos moradores de Sarandi, atende também moradores de cidades vizinhas, como Mandaguaçu, Marialva, Paiçandu, Floresta, Presidente Castelo Branco e Nova Esperança. Entre os serviços oferecidos pelo projeto estão os atendimentos jurídicos em situações de conciliação, entre eles, divórcio, casamento, pensão alimentícia, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e maternidade, reconhecimento ou dissolução de união estável, retificação de Registro Civil, emissão da 1ª identidade e de 2ª via de alteração do nome, interdição para pessoas doentes ou com alguma incapacidade física para receber aposentadoria e regularização da pensão alimentícia, entre outros.
No ano passado o programa não aconteceu em nenhuma cidade do Paraná devido as normas de prevenção ao coronavírus, principalmente no que se refere a aglomeração de pessoas.
“Em Sarandi, o Justiça nos Bairros se tornou tão tradicional que já faz parte dos eventos anuais da cidade, acontecendo sempre dentro dos festejos relacionados ao aniversário do município”, disse a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Joeci Machado Camargo, idealizadora e coordenadora do programa. Ela esteve presente e coordenou todas as edições na cidade.
O ponto alto do programa é o casamento coletivo, quando cerca de 400 casais oficializam a união, e continuará sendo apenas uma vez por ano, não acompanhando o formato do Justiça nos Bairros mensal.
Segundo a desembargadora Joeci Camargo, deverá ser criado algum formato que evite aglomerações, possivelmente com várias cerimônias para pequenos grupos, ao invés de reunir todos os casais ao mesmo tempo.
Assim, as pessoas que pretendem receber assistência jurídica podem procurar a Secretaria de Assistência Social, na Rua Taí, 828, no Centro de Sarandi, para agendar o atendimento.